Aprendizagens sociais de uma comunidade educativa da cidade de Pereira, em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.15658/INVESTIGIUMIRE.201102.08Palavras-chave:
Aprendizagem social; autonomia; criatividade; escola; família; médios de comunicação interativos.Resumo
A suspensão da presença nas escolas devido à atual crise provocada pela propagação do vírus Covid-19 obrigou à comunidade educativa a utilizar diferentes meios de comunicação interativos, para continuar com os processos de ensino e aprendizagem escolar remoto a partir de casa. Esses usos passaram a revelar novos aprendizados, socializados nos diferentes encontros virtuais com os professores, e observados no novo cotidiano escolar de cada uma das famílias, razão pela qual uma instituição de ensino pública da cidade de Pereira decidiu implantar um processo de investigação que permitiria reconhecer as aprendizagens sociais, aquelas que não são adquiridas em lugares e momentos específicos, nem contempladas no plano de estudos desde o início do ano letivo, mas que emergem da troca e interação em diferentes contextos, e que fazem parte da formação do ser humano, com a projeção de incluí-los no currículo escolar, visto que têm sido fundamentais no processo institucional.
Para evidenciar esses aprendizados, utilizou-se a pesquisa qualitativa com o método netnográfico, a partir da observação participante e não participante, em Redes Sociais como Facebook e grupos WhatsApp, em constante interação com membros da comunidade educacional, para coletar expressões, imagens e ações no ciberespaço; além disso, se implementou uma pesquisa qualitativa, que permitiu explorar significados e experiências durante a pandemia, que não só deixa consequências em termos patológicos, e em detrimento econômico, mas também uma série de aprendizagens sociais, produto do distanciamento físico, e as possibilidades de interação através da virtualidade.
Downloads
Referências
Barbero; C.; Calvo; A.; Manrique R.; González G.; Nespral; C. (2005). Con lugar a dudas. Hilos y raíces del pensamiento crítico. Santander: Límite.
De la Hoz L.; Acevedo D.; Torres; J. (2015). Uso de las Redes Sociales en el Proceso de Enseñanza y Aprendizaje por los Estudiantes y Profesores de la Universidad Antonio Nariño; Sede Cartagena. Formación Universitaria; 4; 77-84. https://doi.org/10.4067/s0718-50062015000400009
Domínguez; R. (2011). Reconsiderando el papel de los docentes ante la sociedad de la información. Revista Etic@net; Número 11; 179-195 España. http://www.ugr.es/~sevimeco/revistaeticanet/index.htm
Domínguez; S. (mayo;2010). La Educación; cosa de dos: La Escuela y la Familia. Temas para la Educación. Revista digital para profesionales de la enseñanza; 8; 1-15. https://www.feandalucia.ccoo.es/docu/p5sd7214.pdf
Duschatzky; S. (1999). La escuela como frontera. Reflexiones sobre la experiencia escolar de jóvenes de sectores populares. Buenos Aires: Paidós.
Fuente; M.J. (1988). El impacto de la Peste en una Ciudad Castellana en la Baja Edad Media. Dialnet-ElImpactoDeLaPesteEnUnaCiudadCastellanaEnLaBajaEda-2487157%20(3).pdf
García; A.; Álamo; F.; García; F.; Hernández; B. (octubre-diciembre; 2011). Antecedentes de la Resistencia al Cambio. Cuadernos de Economía y Dirección de la empresa; 14; 231-246. https://doi.org/10.1016/j.cede.2011.02.007 .
Gebera; T.; Washington; O. (2008). La netnografía: un método de investigación en Internet EDUCAR; vol. 42; 2008; pp. 81-93 Universitat Autónoma de Barcelona Barcelona; España.
Jansen; H. (enero-junio; 2013). La lógica de la Investigación por encuesta cualitativa y su posición en el campo de los métodos de la investigación social. Paradigmas; No. 1; 39-72. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4531575.
Jiménez. B. (2000). Investigación cualitativa y psicología social crítica. Contra la lógica binaria y la ilusión de la pureza. Investigación cualitativa en salud. La Psicología Social Comunitaria en América Latina como Psicología Social Crítica; Vol. XIII; Nº 1: Pág. 133-142. 2004.
Llorca; G.; Llorca; M.A.; Bueno; G.; Díez; A. (diciembre; 2011). Tecnofobias y Tecnofilias. Cátedra Telefónica de la Universidad de Salamanca. http://catedraseguridad.usal.es/sites/default/files/Cuaderno_04_Tecnofobias%20y%20Tecnofilias.pdf
Moreno; A. (2000). Diseño ergonómico de aplicaciones hipermedia. Barcelona: Paidós.
Ortiz; R. (2020). Análisis métrico de la producción científica sobre Covid-19. Revista Cubana en Información de Ciencias de la Salud. http://orcid.org/0000-0002-7069-1439
Rivillas; J. (julio-diciembre; 2014) Encuentros y Desencuentros: Familia y Escuela. Barreras desafíos para la formación. Revista Infancia Imágenes; 2; 159-166. https://doi.org/10.14483/udistrital.jour.infimg.2014.2.a14
Rodríguez; A. (2001). La socialización medial. Comunicar; 17; 122-125. https://doi.org/10.3916/25422.
Romo; M. (enero-abril; 2009). Pensamiento creador en tiempos de crisis. Encuentros Multidisciplinares. E.M nº 31. http://encuentros-multidisciplinares.org/Revistan%C2%BA31/Manuela_Romo_Santos.pdf
Roche; R. (1999). Aprendizaje-servicio y prosocialidad. La educación para la prosocialidad y el aprendizaje-servicio. Universidad Autónoma de Barcelona (Teleconferencia). http://www.terras.edu.ar
Ruzinek; G. (2005). Nuevos Profesionales. Edición III. Universidad de Palermo; Facultad de Diseño y Comunicación. Resúmenes de Trabajos Finales de Grado.
Sierra; J.H. (febrero-mayo; 2005). Aprendizaje Autónomo: eje articulador de la educación virtual. Revista UCN. Fundación Universitaria Católica del Norte; 14; 1-7. https://revistavirtual.ucn.edu.co/index.php/RevistaUCN/article/view/261/492
Thompson; J. B. (1998). Los Media y la modernidad. Una teoría de los medios de comunicación; Paidós; Barcelona.
Vidal; M. (1996). Para comprender la solidaridad. Navarra: Verbo Divino.
Zorrilla; M. (2002). Qué relación tiene el maestro con la calidad y la calidad en educación. Conferencia dictada en el marco del Panel Calidad y Equidad en Educación en la Escuela Normal Rural. Ayotzinapa; Guerrero.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão da Revista, desde que a versão original seja mencionada no site https://investigiumire.unicesmag.edu.co/index.php/ire/
Todos os conteúdos da Revista Investigium IRE são publicados sob a Licencia Creative Commons Attribution 4.0 internacional e podem ser usados gratuitamente, atribuindo os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.