Incidência da leitura sobre as realizações dos graduados do Programa Educativo Escola Viva
DOI:
https://doi.org/10.15658/INVESTIGIUMIRE.221301.07Palavras-chave:
aprendizagem por módulos, inovação pedagógica, pesquisa básica, leitura, mobilidade social (Tesauros).Resumo
Esta pesquisa analisou o impacto da leitura sobre as realizações pessoais dos graduados do Programa de Inovação Pedagógica Escola Viva, na cidade de Montelíbano, Córdoba, Colômbia. Foi adotada uma abordagem qualitativa, utilizando o método do estudo de caso. Trabalhamos com seis sujeitos de ambos os sexos, organizados em três níveis de sucesso econômico, laboral e profissional: alto, médio e baixo. Concluiu-se que o percurso de aprendizagem projetado no programa, mediado pelos guias de auto-estudo com o acompan hamento do professor, contribuiu para a formação de leitores competentes, o que por sua vez teve um impacto em sua mobilidade social.
Downloads
Referências
Abrigo, R., Agurto, M., Vargas, S. y Viedma, M. (2015). “Guagacuentos”. La lectura desde el nacimiento. [Tesis de pregrado, Universidad de Chile]. Repositorio Académico de la Universidad de Chile. https://bit.ly/3sNOauj
Argudín, Y. y Luna, M. (2006). Aprender a pensar leyendo bien. Paidós.
Ausubel, D. (1990). Psicología educativa. Trillas
Ausubel, D. (2002). Adquisición y retención del conocimiento. Paidós.
Bruner, J. (1972). El proceso de la educación. Uteha.
Cárcamo, H. (2005). Hermenéutica y análisis cualitativo. Cinta Moebio, 23, 204-216, https://bit.ly/3ve17z6.
De Zubiría-Samper, J. (2013). El maestro y los desafíos a la educación en el siglo XXI. Redipe, 825, 1-17. https://gladyseduca.files.wordpress.com/2018/12/el-desafc3ado-del-maestro-de-hoy.pdf
Díaz, J. R., Jaramillo Tamayo, M., & Buriticá , Y. P. (2020). Los proyectos de aula como estrategia pedagógica para el trabajo articulado entre familias y escuela. Revista Investigium IRE Ciencias Sociales Y Humanas, 11(2), 55-67. https://doi.org/10.15658/INVESTIGIUMIRE.201102.05
Fernández-Rojas, H. y Ramírez-Gil, R. (2011). Leer para investigar. La Colmena, 72, 23-29. https://bit.ly/3azNu5o
Freire, P. (1975). Pedagogía del oprimido. Siglo XXI.
Freire, P. (2004). Enseñar no es transferir conocimiento. En Pedagogía de la autonomía: saberes necesarios para la práctica educativa (pp. 28-61). Paz e Terra. https://bit.ly/3nigzY9
Freire, P. (2005). La educación como práctica de la libertad. Siglo XXI. https://bit.ly/3dO1kmF
García Villalba, C., & Morantes Valencia, F. M. (2021). Escribir para liberar. Experiencias de creación literaria en la cárcel y penitenciaria de media seguridad de El Espinal – Tolima, Colombia. Revista Investigium IRE Ciencias Sociales Y Humanas, 12(1), 61-71. https://doi.org/10.15658/10.15658/INVESTIGIUMIRE.211201.05
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2008). Similitudes y diferencias entre los enfoques cuantitativo y cualitativo. En Metodología de la investigación (pp. 3-29). McGraw Hill.
Iovanovich, M.L. (2003). La sistematización de la práctica docente en educación de jóvenes y adultos. Revista Iberoamericana de Educación. https://rieoei.org/historico/deloslectores/624Iovanovich.PDF
Izcara, S. y Andrade, K. (2003). Hacia una definición de la entrevista en profundidad. En La entrevista en profundidad: Teoría y práctica (pp. 11-17). Promep. https://bit.ly/3xhfXXD
Larrañaga, E. y Yubero, S. (2005). El hábito lector como actitud. El origen de la categoría de "falsos lectores". Ocnos, 1, 43-60. https://bit.ly/3tTQxNu
Mejía, M. (2011). La negociación cultural: una construcción de lo pedagógico. En Educaciones y Pedagogías Críticas desde el Sur (Cartografías de la educación popular) (pp. 115-149). Ministerio de educación: Bolivia. https://bit.ly/3dNrvtE
Mejía, M. (2015). Diálogo-confrontación de saberes y negociación cultural. Ejes de las pedagogías de la educación popular: Una construcción desde el sur. Pedagogía y Saberes, 43, 37-48. https://bit.ly/3erVbvD
Piaget, J. y Inhelder, B. (1982). La psicología del niño. Morata.
Portela Morales, L. (2004). Sistematización de la experiencia pedagógica de Escuela Viva (documento inédito). Institución Educativa San Bernardo. Montelíbano.
Quecedo, R. y Castaño, C. (2003). Introducción a la metodología de la investigación cualitativa. Psicodidáctica, 14, 5-40. https://bit.ly/32HJTOv
Sánchez-Puentes, 2014. Enseñar a investigar. Plaza y Valdés.
Saussure, F. (1945). Naturaleza del signo lingüístico. En Curso de lingüística general (pp. 90-94). Losada. https://bit.ly/3aLaM8K
Sparkes, A. y Devís, J. (2017). Investigación narrativa y sus formas de análisis: una visión desde la educación física y el deporte- En Moreno-Gómez (ed.), Educación, cuerpo y ciudad. El cuerpo en las interacciones e instituciones sociales (pp. 43-68). Funámbulos editores. https://bit.ly/3vjeiPw
Vélez-Grajales, R., Campos-Vásquez, R. y Fonseca, C. (2015). El concepto de movilidad social: dimensiones, medidas y estudios en México. Estudios Espinosa Yglesias. https://bit.ly/2PkuPTV
Villarreal, O. y Landeta, J. (2010). El estudio de casos como metodología de investigación científica en dirección y economía de la empresa. Una aplicación a la internacionalización. Investigaciones Europeas, 16(3), 31-52. https://bit.ly/3xwjqle
Vygotsky, L. (1995). Pensamiento y lenguaje. Fausto.
Zambrano Valencia, J. D., Medina Quintero, R., & Muñoz Loaiza, B. (2015). Prácticas de lectura y escritura universitarias. una mirada desde un grupo de discusión de docentes. Revista Investigium IRE Ciencias Sociales Y Humanas, 6(1), 45-58. https://investigiumire.unicesmag.edu.co/index.php/ire/article/view/66
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão da Revista, desde que a versão original seja mencionada no site https://investigiumire.unicesmag.edu.co/index.php/ire/
Todos os conteúdos da Revista Investigium IRE são publicados sob a Licencia Creative Commons Attribution 4.0 internacional e podem ser usados gratuitamente, atribuindo os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.