Aspectos psicológicos e seu impacto no desempenho educacional. Caso: Universidade Técnica de Machala

Autores

  • Víctor Villanueva-Cevallos Universidad Técnica de Machala, Ecuador

DOI:

https://doi.org/10.15658/INVESTIGIUMIRE.211201.02

Palavras-chave:

psicologia; fatores sociais; fatores pessoais; desempenho acadêmico.

Resumo

O objetivo do presente estudo é determinar aqueles fatores psicológicos que indicam no aprendizado universitário, limitando o desempenho acadêmico em sala de aula, foi selecionada uma pesquisa transversal, com o uso de uma metodologia de caráter quantitativa-descritiva, foram estruturadas questões relativas às informações primárias fornecidas pelo consultório clínico da Universidade Técnica de Machala, com base nisso, o instrumento do questionário foi adotado com um modelo em escala tipo Likert para a coleta de dados referentes ao estudo, com uma amostragem por conveniência, as pesquisas foram aplicadas a 368 estudantes que compõem as diferentes faculdades da instituição, com os dados foi realizada uma análise geral dos resultados da pesquisa. Entre os principais fatores que afetam o comportamento acadêmico
dos estudantes estão os aspectos econômicos e familiares e o bullying, que têm um sério
impacto no desempenho acadêmico, limitando o acesso ao aprendizado integral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Barraza, R. (2015). Perspectivas acerca del rol del psicólogo educacional: propuesta orientadora de su actuación en el ámbito escolar. Actualidades investigativas en educación, 15(3), 1-21. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5

Benassini, M. (2009). Introducción a la investigación de mercados: enfoque para américa latina (2a ed.). Pearson educación.

Bernal, C. A. (2010). Metodología de la investigación (3a ed.). Pearson Educación.

Bisquerra, R., y Hernández, S. (2017). Psicología positiva, educación emocional y el programa aulas felices. Papeles del psicólogo, 38(1), 58-65. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?- codigo=5842356

Cadena, P., Rendón, R., Aguilar, J., Salinas, E., de la Cruz, F., y Sangerman, D. (2017). Métodos cuantitativos, métodos cualitativos o su combinación en la investigación: un acercamiento en las ciencias sociales. Revista mexicana de ciencias agrícolas, 8(7), 1603-1617. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=263153520009

Ferrei, F., Vélez, J., y Ferrel, L. (2014). Factores psicológicos en adolescentes escolarizados con bajo rendimiento académico: depresión y autoestima. Encuentros, 12(2), 35-47. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo codigo=4918501

García, Á. D., Soler, M. J., Achard, B. L., y Cobo, R. R. (2020). Programa de psicología positiva sobre el bienestar psicológico aplicado a personal educativo. Revista electrónica educare, 24(1), 1-24. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7310144

García, A., Del Toro, A., Cisneros, E., Querts, O., y Cascaret, X. (2017). Algunas variables psicosociales asociadas al bajo rendimiento académico en estudiantes de primer año de medicina. Medisan, 21(4), 433-439. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1029-30192017000400007

Garrote, D., Garrote, C., y Jiménez, S. (2016). Factores influyentes en motivación y estrategias de aprendizaje en los alumnos de grado. REICE. Revista iberoamericana sobre calidad, eficacia y cambio en educación, 14(2), 31-44. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=55144743002

Godínez, G., Reyes, J., García, M., y Antúnez, T. (2016). Los factores psicosociales como impacto en el bajo rendimiento escolar de los estudiantes de la Universidad Autónoma de Guerrero. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo, 7(13), 1-19. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5619003

Iglesias, L., y Vera, V. (2015). Factores psicológicos, sociales y demográficos asociados al rendimiento académico en estudiantes universitarios. Revista de psicología, 12(1), 216-236. http://revistas.ucv.edu.pe/index.php/R_PSI/article/view/336

Ortega, Y., Gómez, Y., y Benítez, M. (2019). Rendimiento académico en estudiantes de ciencias médicasuna visión desde la psicología educativa. Edumecentro, 11(1), 244-249. http://scielo.sld.cu/scielo.php script=sci_arttext&pid=S2077-287420190

Plata, L., González, N., Oudhof, H., Valdez, J., y González, S. (2014). Factores psicológicos asociados con el rendimiento escolar en estudiantes de educación básica. Revista intercontinental de psicología y educación, 16(2), 131-149. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=80231541008

Pulido, M. (2015). Ceremonial y protocolo: métodos y técnicas de investigación científica. Opción, 31(1), 1137-1156. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31043005061

Rodríguez, S., Piñeiro, I., Regueiro, B., Estevez, I., y Val, C. (2017). Estrategias cognitivas, etapa educativa y rendimiento académico. Revista de psicología y educación, 12(1), 19-34. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6014

Salinas, F., Cambón, V., y Silva, P. (2015). Aportes ecológico-interactivos a la psicología educativa. Revista puertorriqueña de psicología, 26(1), 26-37. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?-codigo=5891743

Sampieri, R. H., Collado, C. F., y Lucio, P. B. (2010). Metodología de la investigación: Mcgraw-Hill/Interamericana Editores.

Tisocco, F., Bruno, F., y Stover, J. (2019). Inteligencia emocional, sintomatología psicopatológica y rendimiento académico en estudiantes de psicología de Buenos Aires. Academo, 6(2), 111-123. http://scielo.iics.una.py/scielo.php?pid=S2414-89382019000200111&script=sci_abstract&tlng=es

Universidad Técnica de Machala. (18 de Agosto de 2018). Universidad Técnica de Machala:https://www.utmachala.edu.ec/portalwp/index.php/poblacion/

Publicado

2021-06-08

Edição

Seção

Artículos de investigación

Como Citar

Aspectos psicológicos e seu impacto no desempenho educacional. Caso: Universidade Técnica de Machala. (2021). Revista Investigium IRE Ciencias Sociales Y Humanas, 12(1), 15-26. https://doi.org/10.15658/INVESTIGIUMIRE.211201.02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >>