Violência epistêmica e racismo estrutural ¿pode fazer ciência o subordinado?

Autores

  • Martha Isabel Rosas-Guevara Universidad CESMAG, Colombia
  • Andrea Carolina Casanova Universidad Cooperativa de Colombia, Colombia

DOI:

https://doi.org/10.15658/INVESTIGIUMIRE.211201.03

Palavras-chave:

colonialidade; diálogo intercultural; eurocentrismo; subalternização; violência epistêmica.

Resumo

Este artigo analisa de forma crítica como a racionalidade eurocêntrica foi auto erigido na única forma válida de produção de conhecimento científico; desvalorizando múltiplos conhecimentos, representações e imaginários locais. O texto aborda como a subjetividade moderna construiu a alteridade dos setores periféricos em termos de inferioridade epistêmica, pesquisando se as representações atuais da alteridade negra, realmente constituem uma mudança do paradigma na forma como a diferença é abordada, ou se correspondem a uma continuação eufemística do legado colonial. Na elaboração do artigo, utilizou-se o método genealógico, como uma aposta política e acadêmica pretende através da elaboração de uma narrativa historiográfica, desvendar de forma posicionada, a forma como os discursos oficiais foram moldando as subjetividades que hoje se enquadram dentro da afrocolombianidade como categoria de identidade. Nesse sentido, retoma algumas críticas feitas por setores intelectuais afiliados a estudos pós-coloniais, estudos de subalternidade, a colonialidade do poder e feminismos contra-hegemônicos, se
reflete sobre a possibilidade de se engajar em um diálogo verdadeiramente intercultural entre os
diversos saberes, o que, no final, permitirá que setores historicamente excluídos – especificamente
afro-colombianos – produzam e disseminem conhecimentos científicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Álvarez, D. (2020, 12 de enero). Colombia ya tiene nueva Ministra de Ciencia. El Tiempo. https:// bit.ly/3j7l4kR

Barroso, J., y Curiel, O. (2017). Imbricación de las opresiones. Un camino para la transformación social desde la decolonialidad. Entrevista con Ochy Curiel. Iberoamérica Social: Revista-Red De Estudios Sociales, V (VII), 12-18. https://bit.ly/2HgWSiI

Beltrán, M. (2017). Racismo científico y textos escolares de Ciencias naturales (1979-2015). Voces y Silencios. Revista Latinoamericana de Educación, 8(1), 37-59. http://dx.doi. org/10.18175/VyS8.1.2017.04

Beltrán, Y. (2016). La biocolonialidad en las relaciones entre investigadores de la biodiversidad y las comunidades en Colombia. Tabula Rasa, V(24), 213-240. https://bit.ly/3o3j9Bg

Berger, J. (2016). Modos de ver. Editorial Gustavo Gili.

Briones, C. (1998). La alteridad del cuarto mundo. Una deconstrucción antropológica de la diferencia. Ediciones del Sol S.R.L.

Cajigas-Rotundo, J. (2007). Anotaciones sobre la biocolonialidad del poder. Pensamiento Jurídico, V (18), p-p. 59-72. https://bit.ly/3dHOSDl

Castro-Gómez, S. (2010). La Hybris del Punto Cero. Ciencia, raza e ilustración en la Nueva Granada (1750-1816). Editorial Pontificia Universidad Javeriana.

Curiel (2017)

Chukwudi Eze, E. y Paget. H. (2008). El color de la razón : racismo epistemológico y razón imperial (Pensamiento crítico y opción descolonial). Editorial Del Signo.

D’ Ambrosio, U. (1999, 11 de octubre). Las ideas fundamentales de soporte al programa de etno¬matemática [Ponencia] Primer Congreso Internacional de Ethnomathematics. Barranquilla, Colombia. https://bit.ly/31mADPk

Diaz, M. (2011). Racismo epistémico y monocultura: Notas sobre las diversidades ausentes en América Latina. Revista de Epistemología y Ciencias Humanas, V(#), 14-28. https://bit. ly/35aRJ3V

Du Bois, W. (1995). Las almas del pueblo negro. Universidad de León.

Dussel, E. (1994). El encubrimiento del otro. Hacia el origen del mito de la modernidad. Plural editores.

Espinosa, Y. (2007). Escritos de una lesbiana oscura: reflexiones críticas sobre feminismo y política de identidad en América Latina. En la Frontera.

García, M. (2008). Reflexiones e inflexiones en la teoría sobre el racismo. En V Jornadas de Socio¬logía de la UNLP. Memoria Académica. La Plata, Argentina. https://bit.ly/3lUlr3K

Gasparyan, S. (2020, 04 de abril). Dos médicos franceses proponen experimentar en África una vacuna contra el coronavirus. El Plural. https://bit.ly/3jfg1P3

Goody, J. (1997). Representaciones y contradicciones. La ambivalencia hacia las imágenes, el teatro, la ficción, las reliquias y la sexualidad. Paidós.

Grosfoguel, R. (2013). Racismo/sexismo epistémico, universidades occidentalizadas y los cuatro genocidios/epistemicidios del largo siglo XVI. Tabula Rasa, V(19), 31-58.

Guerrero, N. (2017, 17 de septiembre). ¿Sádico o salvador?: quién fue J. Marion Sims, el médico que hizo cirugías vaginales sin anestesia en esclavas negras y es considerado el “padre de la ginecología moderna”. BBC Mundo. https://www.bbc.com/mundo/noticias-41138128

Hall, S. (2010). Sin garantías. Trayectorias y problemáticas en estudios culturales. Envión Editores.

Haraway, D. (1995). Ciencia, cyborgs y mujeres. La reinvención de la naturaleza. Ediciones Cátedra.

Lugones, M. (2008). Colonialidad y género. Tabula Rasa, V(9), 73-101.

Maldonado-Torres, N. (2007). Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. En El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global (pp.127-167). Siglo del Hombre Editores, Universidad Central, Pontificia Universidad Javeriana.

Mezzadra, S. (2014). Modos de ver. Du Bois y Fanon. Confluenze. Revista di Studi Iberoamericani, 6(1), 1-14.

Morrison, T (1994). Ojos azules. Ediciones B.

Quijano, A. (2000). Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. En E. Lander (ed.), La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. (pp.122-151) Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales –CLACSO.

Restrepo, E. (2019). Sujeto de la nación y otrerización. Tabula Rasa, (34), 271-288. https://bit. ly/37kevJa

Restrepo, E. (2013). El giro a la biodiversidad en la imaginación del Pacífico colombiano. Revista Estudios del Pacífico Colombiano, 1(#), 171-199.

Ríos-Cañavate, J. (2008). Ganoderma lucidum, un hongo con propiedades inmunoestimulantes. Revista de Fitoterapia, 8(2), p-p. 135-146. https://bit.ly/3dBQYoc

Rivera, D., y Obón, C. (2006) Etnobotánica. Manual de teoría y práctica. ed. Diego Marín. https:// bit.ly/358fI3S

Rosas, M. (2013). El rol performativo de la jurisprudencia constitucional respecto a la comunidad negra como entidad jurídica. Diálogos de saberes: Investigaciones y ciencias sociales, (39), 89-104. https://bit.ly/3m0QcUY

Said, E. (2002). Orientalismo. Random House Mondadori S.A.

Sánchez, J (2007). La racionalidad delirante: el racismo científico en la segunda mitad del siglo XIX. Revista de la Asociación Española de Neuropsiquiatría, XXVII (100), 388-398. https://bit. ly/35apLW7

Santos, B. (2018). Introducción a las epistemologías del sur. En M. Meneses y K. Bidaseca (Coord.). Epistemologías del Sur. (pp.25-61). Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales.

Santos, B. (2010). Descolonizar el saber, reinventar el poder. Montevideo. Ediciones Trilce.

Spivak, G. y Giraldo, S (2003). ¿Puede hablar el subalterno?.Revista Colombiana de Antropología, 39, 297-364. https://bit.ly/31mUoq5

Tabakián, G. (2017). Etnomedicina y Etnobotánica en el departamento de Tacuarembó, Uruguay. Revista Uruguaya de Antropología y Etnografía, 2 (2), pp.1-13 https://bit.ly/3o5w3P9

Publicado

2021-06-08

Edição

Seção

Artículos de investigación

Como Citar

Violência epistêmica e racismo estrutural ¿pode fazer ciência o subordinado?. (2021). Revista Investigium IRE Ciencias Sociales Y Humanas, 12(1), 27-39. https://doi.org/10.15658/INVESTIGIUMIRE.211201.03

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >>