Socialização em famílias no contexto de incorporação na cultura midiática
DOI:
https://doi.org/10.15658/INVESTIGIUMIRE.180901.07Palavras-chave:
Cultura midiática; família, interação social; internet; socialização, tecnologíaResumo
A presença dos meios de comunicação interativos no cotidiano das pessoas parece transformar as diferentes formas pelas quais é conhecida e divulgada a realidade sociocultural e política em que atuam, e gera novas práticas sociais. Partindo deste pressuposto, o artigo aborda diferentes autores que se referem, de uma forma ou de outra, aos usos e apropriações feitas pelos sujeitos dos referidos meios, especialmente na dinâmica familiar. O exposto, a fim de analisar os aspectos emergentes da socialização familiar no contexto da incorporação na cultura midiática. Os estudos buscam explicar, por exemplo, o consumo que crianças e jovens fazem desses meios (Buckingham, 2002); outros mencionam os padrões comportamentais dos adolescentes a partir do uso da mídia interativa (Sander, 1990); ou falam do efeito que produzem na construção da identidade e da subjetividade (Castells, 2003), ou, bem, possíveis benefícios e malefícios da Internet para os jovens (Postman, 2012), entre outros. Estudos que foram revisados e analisados a fim de promover entendimentos sobre os aspectos transformacionais e novos da socialização familiar. Uma conclusão relevante considera as mudanças sociais a partir da cultura da mídia, não apenas do carregamento material, mas também simbólico, já que não se trata unicamente de novos dispositivos tecnológicos, mas também de novas formas de ser e estar no mundo.
Downloads
Referências
Aguiar Perera, M., & Farray Cuevas, J. (2003). Sociedad de la Información y Cultura Mediática. Combyte. Netbiblo, S,L. España.
Ahumada Barajas, R. (2012). El nuevo escenario mediático y la reformulación de los estudios de recepción. Quórum Académico Vol. 9, Nº 1, enero-junio Pp. 11 - 29 Universidad del Zulia ISSN 1690-7582.
Almeida Galhardi, R. (2013) Buscando la mexicanidad en una posmodernidad digital. La mexicanidad en la presentación de mexicano –americanos en facebook. Revista de ciencias sociales, segunda época Nº 23.
Alonzo González, R.M. ( 2013). El prosumidor de internet. XXIX Congreso ALAS. Crisis y emergencias sociales en América Latina. Santiago de Chile 2013. 29 de septiembre al 4 de octubre. Proceso de producción que da título a la ponencia. Avance de investigación en curso. GT 03: Producción, consumos culturales y medios de Comunicación.
Bermejo, B., & Cabero, J. (2003). Familia y medios de comunicación. Medios de comunicación y familia. Monografías virtuales Ciudadanía, democracia y valores en sociedades plurales. Línea temática: Medios de comunicación y valores democráticos. Recuperado de: http://www.oei.es/valores2/monografias/monografia01/reflexion01.htm
Buckingham, D. (2002). Crecer en la era de los medios electrónicos. Madrid: Morata.
Castells, M. (2003). La era de la Información. El poder de la identidad. Madrid: Alianza Editorial.
Corrales, M. (2002). Reseña de "Los niños como audiencias. Investigación sobre recepción de medios" de Maritza López de la Roche, Jesús Martín Barbero, Amanda Rueda y Stella Valencia Convergencia. Revista de Ciencias Sociales, vol. 9, núm. 27, enero-abril, 2002 Universidad Autónoma del Estado de México Toluca, México. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=10502710.
Chan Nuñez, M.E. (2000). Entre la tecnofobia y la tecnofilia. El desafío de una educación comunicativa. Revista de Educación y Cultura No 12. Guadalajara, México.
De Vikki, K. (2011). Miración y familia. El pepel de los hijos y las hijas en la adaptación de las familias inmigrantes. Editorial UOC. España.
Doherty, W., & Carlson, B. (2004). Cómo enriquecer la vida familiar en un mundo agitado. Grupo Editorial Norma. Colombia.
Fermoso, P. (1994). Pedagogía Social. Barcelona: Herder.
Garay, L. (2013) Estudiantes, usos de tecnologías digitales en ámbitos de vida cotidiana y escolar. Retos de formación para los docentes. Revista de Ciencias Sociales, segunda época No 23.
Gómez Vargas, H. (2011). Fans, jóvenes y audiencias en tiempos de la cultura de la convergencia de medios. A dos décadas de Textual Poachers, de Henry Jenkins. Primera revista electrónica en América Latina especializada en comunicación. Recuperado de: www.razonypalabra.org.mx.
Gorato, F. (2013). La interacción social en la comunicación contemporánea. Revista de ciencias sociales, segunda época Nº 23.
Huergo, J. (2001). Desbordes y conflictos entre la cultura escolar y la cultura mediática. Programa de Investigación en Comunicación y Cultura de la Facultad de Periodismo y Comunicación Social, Universidad Nacional de La Plata Argentina.
Itoiz, M., & Portilla, I. (2010). Adolescentes y familia. Aportaciones a la publicidad de telefonía móvil. Questiones publicitarias, vol, I, pp. 156- 171. Recuperado de: http://www.maecei.es/pdf/n17/articulos/A10_Adolescentes_y_familia.Aportaciones_a_la_publicidad_de_telefonia_movil.pdf
Jódar, J.A. (SF). La era digital: nuevos medios, nuevos usuarios y nuevos profesionales. Razón y Palabra. Revista electrónica en América Latina Especializada en Comunicación,71. Recuperado de: http://www.razonypalabra.org.mx/N/N71/VARIA/29%20JODAR_REVISADO.pdf
Lara Otaola, M. (2007). Nuevas tecnologías de comunicación ¿oportunidad o riesgo para la esfera pública y la democracia. Razón y Palabra. Revista electrónica en América Latina Especializada en Comunicación, 54. . Recuperado de: http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n54/mlarao.html#au
Larrañaga, E. & otros. (2006). Aspectos psicosociales del proceso de sociaización: la familia como escenario de desarrollo. Departamento de Psicología. Universidad de Castilla – La Mancha. Boletín Informativo de Trabajo Social - ISSN 1578-9578.Recuperado de: http://www.uclm.es/bits/sumario/51.asp#B2.
Martínez, E., & Lazo, C. (2011). Jóvenes Interactivos. Nuevos modos de comunicarse. Netbiblo. España.
Martínez, E. (1998). Educación familiar y socialización con los medios de comunicación. En Comunicar 10, pp. 45-51.
Nuñez Ortíz, R. (2005). Aprendamos a leer la TV. Taller de educación para la recepción. Colección de Tesis Digitales. Universidad de las Américas Puebla.
Pérez, E. (2002). Comunicación fuera de los medios. “Bellow the line”. ANORMI, S,L. Madrid.
Postman, N. (2012). La desaparición de la Niñez. Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes. España.
Prensky, M. (2001). Nativos digitales inmigrantes digitales. En On the Horizon (MCB University Press, Vol. 9 No. 6.
Quiroga, S.R. (1999). Consumo y cultura mediática. III Encuentro de docentes e investigadores de la comunicación del Mercosurrio. – Argentina. Comisión 7: Recepción, Público y Audiencias.
Saguier, M. (2001). Relaciones Familiares en la Era de Internet: ¿hacia dónde?. Revista de temas sociales Kairos. Recuperado de: http://www.revistakairos.org/k10-03.htm
Said, E., & Flores, J.M. (2010). Tic, comunicación y periodismo digital. Tomo I, Normatividad, accesibilidad y escenarios de desarrollo. Ediciones Uninorte, Pereira.
Sander, E. (1990): "Los medios de comunicación en la vida cotidiana de la familia. Relación generacional y cultura juvenil", Infancia y Sociedad, 3, 19-29.
Solano, M., & Viñarás, M. (2013). Las nuevas tecnologías en la familia y en la educación: riesgos y retos de una realidad inevitable. CEU Ediciones. Madrid.
Szarazgat, Diana.(2009). Tecnocapitalismo comunicacional:promotor de desigualdades. Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653). Recuperada de: http://www.rieoei.org/deloslectores/855Szarazgat.PDF.
Urribarí; R. (2002) . El uso de internet y teoría de la comunicación. Recuperado de: http://www.robertosuarez.es/webs/comunicacionymedios/comunicacion/teorias/textos/internet.htm
Verza, F., & Wagner, A. (2010). Uso del Teléfono Móvil, Juventud y Familia: Un Panorama de la Realidad Brasileña Psychosocial Intervention, vol. 19, pp. 57-71 Recuperado de: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1132-05592010000100007
Wolf, M. (1994). Los efectos sociales de los media. Barcelona, Paidós.
Wolton, D. (2005). Pensar la comunicación. Prometeos libros. Buenos Aires.
Yus, F. (2010), Ciberpragmática 2.0. Nuevos usos del lenguaje en internet, Barcelona, Ariel.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão da Revista, desde que a versão original seja mencionada no site https://investigiumire.unicesmag.edu.co/index.php/ire/
Todos os conteúdos da Revista Investigium IRE são publicados sob a Licencia Creative Commons Attribution 4.0 internacional e podem ser usados gratuitamente, atribuindo os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.