Representações sociais sobre a família: olhar desde os professores de um colégio distrital de Bogotá

Autores

  • Ivan Dario Moreno Acero Universidad de la Sabana
  • Esperanza Celis Durán Universidad de la Sabana
  • Blanca Rocío Gereda Universidad de la Sabana
  • Luz Mireya Hernández
  • Sandra Lucía Romero

DOI:

https://doi.org/10.15658/10.15658/INVESTIGIUMIRE.170801.03

Palavras-chave:

Escola; família; integração; representações sociais.

Resumo

O propósito da pesquisa foi analisar as representações sociais que os professores (professores, diretivos e professores orientadores) de uma Instituição Educativa Distrital (IED) em Bogotá (Colômbia), tem construído sobre o rol da família na escola. A metodologia usada foi qualitativa com enfoque descritivo porque, a partir da voz dos participantes e de suas experiências cotidianas, reconstruíram-se suas representações sociais sobre a família e seu trabalho na escola. Se fizeram entrevistas grupais semiestruturadas, com o fim de compreender o modo em que estes construtos simbólicos impactam sobre as práticas cotidianas dos professores que procuram a integração da família e a escola. Para a análise dos dados foi usada a teoria fundamentada, metodologia que facilita a identificação de unidades de informação importante para a compreensão do problema estudado. O processo foi estruturado em três níveis de análise: simples (por grupo de atores), composto (se compararam as respostas dos três grupos para identificar rupturas e continuidades da informação) e a problematização ou discussão (onde foram contrastados os resultados com a teoria existente). Assim, foi encontrado que a representação feita pelos professores sobre a família e seu rol na formação, permite identificar –apesar das dificuldades sociais, políticas e de trabalho próprias do seu contexto-, que a família é um ator fundamental que deve ser incluído, através de estratégias inovadoras, nos processos de formação que são realizados na escola.        

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Alguacil, M. y Pañellas, M. (julio, 2009). Implicación de las familias en los institutos de enseñanza secundaria. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 2(3), 111-128.

Aguirre, A., Caro, C., Fernández, S., y Silvero, M. (2016). Familia, escuela y sociedad. La Rioja: UNIR.

Araya, S. (2002). Las representaciones sociales: ejes teóricos para su discusión. Costa Rica: FLACSO.

Arriaga, I. (2006). Cambios de las políticas sociales: políticas de género y familia. Santiago de Chile: CEPAL.

Beneyto, S. (2015). Entorno familiar y rendimiento académico. Alicante: Área de Innovación y Desarrollo.

Banfield, E. (1967. The moral basis of a backward society. United States: Free Press.

Bell, R., Illán, N. y Benito, J. (diciembre, 2010). Familia-escuela-comunidad: pilares para la inclusión. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 24(3), 47-57.

Bolívar, A. (enero, 2006). Familia y Escuela: dos mundos llamados a trabajar en común. Revista de Educación, 339(1), 119-146.

Carrizo, P. (2013). Representaciones sociales sobre la implementación de la asignación universal por hijo en las familias y docentes de la comunidad educativa del Jardín infantil nuclearizado N° 8. Buenos Aires: Instituto Pedagógico de Ciencias Sociales.

De Jong, E., Basso, R., Paira, M., y García, L. (mayo, 2004). Las representaciones sociales acerca de la familia. Revista Ciencia, Docencia y Tecnología, 28(15), 95-121.

Erazo, O. (octubre, 2012). El rendimiento académico, un fenómeno de múltiples relaciones y complejidades. Revista Vanguardia Psicológica clínica teórica y práctica, 2(2), 144-173.

Espitia, R. y Montes, M. (enero, 2009). Influencia de la familia en el proceso educativo de los menores del barrio Costa Azul de Sincelejo (Colombia). Revista Investigación y Desarrollo, 17(1), 84-105.

Freire, N., De Souza, M., y Mendonça, R. (noviembre, 2007). Representaciones sociais de la familia y violencia. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 15(6), 1184-1189.

Gallego, A (febrero, 2011). Recuperación crítica de los conceptos de familia, dinámica familiar y sus características. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, 35(1), 326-345.

Guevara, E. y Paredes, L. (noviembre, 2011). La familia y otros factores influyentes en el rendimiento académico de los estudiantes de Psicología. Revista InvestigiumIRE, 2(2), 133-145.

Glasser, B. y Strauss, A. (1967). The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. New York: Aldine Publishing Company.

Hernández, R.; Fernández, C. y Baptista, M. (2014). Metodología de la investigación. México D.F: McGraw-Hill.

Herrera, B.; Weisser, B. y Salazar, D. (enero, 2004). Imágenes y conceptos de familia expresados en las representaciones sociales de mujeres de sectores urbano-populares de la ciudad de Temuco, Chile. Revista Límite, 11(1), 1-34.

Ibabe, I. (mayo, 2015). Predictores familiares de la violencia filio-parental: el papel de la disciplina familiar. Anales de Psicología, 31(2), 615-625.

Lacolla, L. (julio, 2005). Representaciones sociales: una manera de entender las ideas de nuestros alumnos. Revista ieRed: Revista Electrónica de la Red de Investigación Educativa, 1(3), 1-17.

Lobato, A. (enero, 2013). Representaciones sociales y didáctica: construcción teórica de un espacio común. Magis: Revista Internacional de Investigación en Educación, 5(11), 277-295.

Londoño, L. y Ramírez, L. (mayo, 2012). Construyendo relación familia-escuela: consideraciones a partir de intervención interdisciplinaria en el Colegio Bello Oriente en Medellín, Colombia. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, 36(1), 193-220.

LLevot, N. y Bernad, O. (enero, 2015). La participación de las familias en la escuela: factores clave. Revista de la Asociación de Sociología de la Educación, 8(1), 57-70.

Meneses, W.; Morillo, S.; Navia, G. y Grisales, M. (enero, 2013). Factores que afectan el rendimiento escolar en la institución educativa rural Las Mercedes desde la perspectiva de los actores institucionales. Plumilla Educativa, 11(1), 433-452.

Mora, M. (otoño, 2002). La teoría de las representaciones sociales de Serge Moscovici. Athenea Digital, 2(2), 1-25.

Moreno, T. (abril, 2010). La relación familia-escuela en secundaria: algunas razones del fracaso escolar. Profesorado: revista de currículum y formación del profesorado, 14(2), 241-255.

Moscovici, S. (1979). El Psicoanálisis, su imagen y su público. Buenos Aires: Huemul.

Navarro, D. y Medina, E. (diciembre, 2011). Representaciones sociales sobre el término familia y su relación con los conflictos sociales. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, 16(2). Recuperado de http://www.eumed.net/rev/cccss/16/nlmg.html

Oberti, P. (septiembre, 2015). El estudio de las representaciones sociales como aporte para las intervenciones profesionales. Revista Fronteras, 8(1), 157-165.

Perera, M. (2003). A propósito de las representaciones sociales: apuntes teóricos, trayectoria y actualidad. La Habana: CIPS-Centro de Investigaciones Psicológicas y Sociológicas.

Pérez, D. y Londoño, D. (diciembre, 2015). La influencia de la familia en el desempeño académico de los y las adolescentes del grado sexto en tres instituciones de Antioquia. Revista Psicoespacios, 9(15), 215-233.

Puyana, Y. (enero 2008). Políticas de familia en Colombia: matices y Orientaciones. Revista Trabajo Social, 10(2), 29-41.

Puyana, Y. (enero, 2012). Las políticas de familia en Colombia: entre la orientación asistencial y la democrática. Revista Latinoamericana de estudios de familia, 4(1), 210-226.

Rodríguez, O. (enero, 2012). Representaciones sociales sobre la familia en jóvenes de grados 11 de algunos colegios públicos y privados de Santa Marta, Colombia. Revista de la Facultad de Psicología Universidad Cooperativa de Colombia, 8(14), 28-38.

Ruiz, C. (enero, 2001). Factores familiares vinculados al bajo rendimiento. Revista Complutense de Educación, 12(1), 81-113.

Salazar R. (enero, 2007). La representación social de los valores en el ámbito educativo. Investigación y Postgrado, 22(1), 261-305.

Sánchez, C. y García, A. (mayo, 2009). Implicación de las familias en una escuela intercultural: una visión compartida. Revista de Investigación Educativa, 2(2), 159-185.

Soto, V. (2011). Análisis de la relación de la familia y la escuela en la implementación de la Ley de Subvención Escolar Preferencial (tesis de maestría). Universidad de Chile, Santiago.

Suárez, N.; Tuero, E.; Bernardo, A.; Fernández, E.; Cerezo, R.; González, J.; Rosario, P. y Núñez, J. (enero, 2011). El fracaso escolar en educación secundaria: análisis del papel de la implicación familiar. Magister: Revista Miscelánea de Investigación, 24(1), 49-64.

Tamayo, G. (enero, 2001). Diseños muestrales en la investigación. Revista Semestre Económico, 4(7), 1-14.

Tur, A.; Mestre, V.; Samper, P. y Malonda, E. (septiembre, 2012). Crianza y agresividad de los menores: ¿es diferente la influencia del padre y de la madre? Revista Anual de Psicología Psicothema, 24(2), 284-288.

Valenzuela, A. (enero, 2011). La familia en el contexto escolar. Pedagogía Magna, 9(1), 8-13.

Vargas, I. (enero, 2012). La entrevista en la investigación cualitativa: nuevas tendencias y retos. Revista Calidad en la Educación Superior, 3(1), 119-139.

Weisser, B. (junio, 2003). Representaciones sociales de familia en mujeres urbanas populares. Revista Cyber Humanitatis, 27(1), 1-5.

Publicado

2017-06-11

Edição

Seção

Artículos de investigación

Como Citar

Representações sociais sobre a família: olhar desde os professores de um colégio distrital de Bogotá. (2017). Revista Investigium IRE Ciencias Sociales Y Humanas, 8(1), 29-43. https://doi.org/10.15658/10.15658/INVESTIGIUMIRE.170801.03

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>