Narrar as emoções políticas: uma aposta pelo diálogo e a reflexão na Comuna 8 da cidade de Neiva

Autores

  • Laura Vaneza Rojas Reyes
  • Andrea Lucía Useche Ardila
  • Gina Marcela Ordóñez Andrade

DOI:

https://doi.org/10.15658/INVESTIGIUMIRE.221302.02

Palavras-chave:

cuidado, jogo (Tesauros); emoções, diálogo, narrativas (Palavras-chave sugeridas pelos autores).

Resumo

A estratégia Narrarte é uma aposta de participação e diálogo das emoções políticas diante das reflexões do transcorrer cotidiano da amizade e violência de vizinhança de meninos e meninas em espaços de encontro que permitem a construção de uma estrutura de emoções, ações e pensamentos individuais e coletivos, que favorecem o agenciamento político e permitem dar trâmites emocional a situações dolorosas, de alegria ou entusiasmo. Este artigo apresenta os resultados da experiência emocional em histórias familiares, escolares e territoriais de 33 crianças de 6 a 12 anos, participantes da Biblioteca Popular Pacho Vacca (BPPV) na Comuna 8 da cidade de Neiva-Huila. A abordagem metodológica para compreender as emoções foi narrativa através de trabalhos pedagógicos que desenvolveram metodologias artísticas e tornaram possível ver e reconhecer os significados e eventos das crianças em situações da vida cotidiana. A informação obtida descreve as tramas narrativas de emoções a partir das práticas de violência e cuidados que ocorrem dentro e fora do espaço, demonstrando a necessidade de empreender estratégias comunitárias que promovam atitudes compassivas e de cuidado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Ahmed, S. (2015) La política cultural de las emociones. Traducción. Programa Universitario de Estudios de Género de la UNAM.

Bisquerra, R. (2009). Psicopedagogía de las emociones. Síntesis.

Calvo, A. (2019). Seminario Educación, inclusión y reconocimiento [Tesis de Maestría en Educación y Cultura de Paz]. Universidad Surcolombiana.

Caviedes, R. y Tovar, N. (2017). Fortalecimiento de la cultura empática desde la compasión en los Niños y Niñas de Grado Quinto de la I. E. María Auxiliadora Fortalecillas [Tesis de Maestría en Educación y Cultura de Paz]. Universidad Surcolombiana.

Cendales, L. (2009). El diálogo en educación. Una reflexión y una propuesta desde la educación popular. En: La Piragua No. 29. Panamá: CEAAL

Colectivo BPPV (2021) Diagnóstico psicosocial de la comuna 8 de Neiva

Flórez- Madroñero, A. y Prado-Chapid, M. (2021). Habilidades sociales para la vida: empatía, relaciones interpersonales y comunicación asertiva en adolescentes escolarizados. Revista Investigium IRE: Ciencias Sociales y Humanas, 12(2), 13-26. https://doi.org/10.15658/10.15658/INVESTIGIUMIRE.221202.02

Garrido, C. y Trimiño, B. (2020). Emociones positivas del docente: una reflexión desde las realidades que enfrenta la educación escolar mexicana. Revista Investigium IRE: Ciencias Sociales y Humanas, 11 (2), 12-25. https://doi.org/10.15658/INVESTIGIUMIRE.201102.02

Gómez Burbano, F. E. (2018). Pieco llega a tercero: Proyecto de intervención pedagógica para la expresión de emociones desde la corporeidad, con los estudiantes del grado tercero 2, de la institución educativa instituto técnico-sede Francisco de Paula Santander, de Santander de Quilichao-Cauca, 2016-2017 [Tesis de Maestría en Educación]. Universidad del Cauca.

Gómez-Tamayo, C., y Navarro-Bohórquez, D. (2018). Cuando la razón no lo explica todo: acciones de ciudadanías comunicativas en contextos de conflicto armado o violencia desde una mirada transnacional. Palabra Clave, 21(4), 1107–1135. https://palabraclave.unisabana.edu.co/index.php/palabraclave/article/view/8054

Hernández Sampieri, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la Investigación (Sexta edición). McGraw Hill

Márquez P. R., y Torres P., T. (2019). Cuidado desde la Reflexión Altruista Propuesta pedagógica. Universidad Surcolombiana.

Márquez, J., Prados, E. y Padua, D. (2012). El uso de la biografía en el aula universitaria. Tres experiencias en diálogo. Comunicación en actas III Jornadas de Historias de Vida em Educaçao, 8-9 noviembre. Universidad do Oporto.

Martínez, E. M. y Quintero-Mejía, M. (2016). Base emocional de la ciudadanía. Narrativas de emociones morales en estudiantes de noveno grado. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 14(1), 301-313. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=77344439020

Martínez, M. (2019) Configuración de las Didácticas Críticas en Educación Popular. El Caso de la Biblioteca Popular Pacho Vacca [Tesis de Maestría en Educación con Énfasis en Investigación y Docencia Universitaria]. Universidad Surcolombiana.

Martínez, M. D. (2020). Enseñanzas de la pandemia COVID-19. El reencuentro con la vulnerabilidad humana. Bioethics Update, 6(2), 80-91. https://doi.org/10.1016/j.bioet.2020.09.001

Mayer, J.D. y Salovey, P. (1997). What is emotional intelligence? In P. Salovey & D. Sluyter (Eds). Emotional Development and Emotional Intelligence: Implications for Educators (p. 3-31). Basic Books

Moïsi, D. (2009). La geopolítica de las emociones: cómo las culturas del miedo, la humillación y la esperanza están reconfirmando el mundo. Norma

Nussbaum, M. C. (2014). Emociones políticas. ¿Por qué el Amor es importante para la justicia? Paidós.

Nussbaum, M.C. (2019). La Monarquía del Miedo. Colombia: Paidós Lipman,

Patiño C., M. y Jeannet, Q., B. (2014). El Cuerpo del Adolescente Frente a la Violencia. Revista Daena International Journal of Good Conscience, 9 (1), 104-114.

Pérez, L. y Ariel, D. (2019) Emociones políticas en narrativas intergeneracionales de violencia y paz de los habitantes de la vereda La Unión del municipio de Baraya - Huila [Tesis de maestría en Educación y Cultura de Paz]. Universidad Surcolombiana

Ricoeur, P. (1995). Tiempo y narración: Configuración del tiempo en el relato histórico (Vol. 1). Siglo XXI.

Ricoeur, P. (2003). Tiempo y narración: Configuración del tiempo en el relato histórico (Vol. 1). Siglo XXI.

Sánchez, A. (2021). Configuraciones subjetivas e ideales. Revista Investigium IRE: Ciencias Sociales y Humanas, 12(2), 76-91. https://doi.org/10.15658/10.15658/INVESTIGIUMIRE.221202.06

Vargas, O. R., Giraldo, Y. N., y Trujillo, M. L. (2017). La emoción como estrategia movilizadora de la acción política de niños, niñas y adolescentes. Revista Lasallista de Investigación, 14(2), 152-159. https://doi.org/10.22507/rli.v14n2a14

Vidal Z., L., y Perdomo A., E. (2020). Construyendo una escuela benevolente que humaniza y transforma las experiencias de vida de niños y niñas: Propuesta Pedagógica para la Paz [Tesis de Maestría en Educación]. Universidad Surcolombiana.

Vygotsky, L. (1932). El Desarrollo de los Procesos Psicológicos Superiores. Grijalbo.

Zambrano, L. y Son, M. (2020). Diseño de una propuesta pedagógica del cuidado desde la compasión [Tesis de Maestría en Educación y Cultura de Paz]. Universidad Surcolombiana.

Publicado

2022-07-29

Edição

Seção

Artículos de investigación

Como Citar

Narrar as emoções políticas: uma aposta pelo diálogo e a reflexão na Comuna 8 da cidade de Neiva. (2022). Revista Investigium IRE Ciencias Sociales Y Humanas, 13(2), 15-25. https://doi.org/10.15658/INVESTIGIUMIRE.221302.02