Professora universitárias: ¿conseguiram abrir as portas?

Autores

  • Alejandra Zuleta Medina
  • Gabriela Hernández Vega

DOI:

https://doi.org/10.15658/INVESTIGIUMIRE.201102.04

Palavras-chave:

Gênero; maternidade; mulher maravilha; professoras universitárias; universidade e gênero.

Resumo

O artigo faz parte de uma investigação cujo objetivo foi caracterizar os professores que ingressaram na Universidade de Nariño no período de 1965 a 2015. A metodologia foi qualitativa, sob o enfoque histórico hermenêutico e como método o estudo de caso; como instrumentos de coleta de informação se usou a entrevista ampliada não estruturada e a história de vida em formato livre, com uma amostra de 392 professoras. Como um dos resultados principais, a pesquisa revelou as experiências das participantes na área de ensino, a pesquisa e os problemas associados ao gênero e poder na Universidade. Esses resultados foram categorizados de acordo com a influência do catolicismo, do ativismo político, da decisão da maternidade e da demanda do ensino universitário. Uma conclusão relevante diz respeito à assimetria das relações entre mulheres e homens nos aspectos laborais e familiares, e uma primeira resistência enfrentada pelas professoras da Universidade de Nariño: a exigência laboral que acarreta conflitos na conciliação de sua vida pessoal e profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Arbiza Berregui, M.I. (julio-diciembre, 1978). La madre soltera frente a la sociedad. Papers: Revista de sociología, 9, 173-196.

Bonilla, Gloria., Monrad, Pilar & Oquendo, Anatali. (2009). Feminidades y maternidades en Cartagena de Indias: entre las innovaciones y los conflictos. Palobra: Palabra que obra, (10), 57-72.

Bozal, A.G. (2009). Techos de cristal en la Universidad de Sevilla. Recuperado de https://www.amit-es.org/sites/default/files/pdf/publicaciones/ana_guil_2004.pdf

Buquet Corleto, A.G. (2016). Sesgos de género en las trayectorias académicas universitarias: orden cultural y estructura social en la división sexual del trabajo (Tesis doctoral). Recuperada de https://www.ses.unam.mx/integrantes/uploadfile/rrodriguez/Buquet2013_Tesis.pdf

Cancimance López, A. (julio-diciembre, 2013). Memoria y violencia política en Colombia. Los marcos sociales y políticos de los procesos de reconstrucción de memoria histórica en el país. Eleuthera, 9(2), 13-38.

Carpintero, H. & Lafuente, E. (2007). El método histórico de las generaciones: el caso de la psicología española. Revista de Historia de la Psicología, 28(1), 67-85.

Chacón Onetto, F. & Tapia Ladino, M. (2017). No quiero tener hijos (as)… continuidad y cambio en las relaciones de pareja de mujeres profesionales jóvenes. Polis. Revista Latinoamericana, 46, 1-23.

Cohen, L. (2001). Colombianas en la vanguardia. Medellín, Antioquia: Editorial Universidad de Antioquia.

Consejo Superior de la Universidad de Nariño. (1994, 16 de junio). Acuerdo 057. Por el cual se expide el estatuto del personal docente de la Universidad de Nariño. Recuperado de http://electronica.udenar.edu.co/wp-content/uploads/2014/12/estatuto_personal_docente_enero_2010.pdf

Dunn, D.; Gerlach, J.M. & Hyle, A.E. (october, 2014). Gender and leadership: Reflections of women in Higher Education Administration. International Journal of Leadership and Change, 2(1). Recuperado de https://digitalcommons.wku.edu/ijlc/vol2/iss1/2/

Hamón Naranjo, A. (2009). Abriendo nuevos espacios académicos y científicos: primeras educadoras en la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC). Revista Historia de la Educación Latinoamericana, 13, 28-46.

Hernández, G. (junio, 2010). Entre la moral y la utilidad práctica: educación de las niñas pobres de Pasto 1904-1930. Historia de la Educación Colombiana, 13(13), 119-142.

Hernández, G. (julio, 2011). Educación de las mujeres en Pasto: del silencio a la palabra. Historia de la Educación Colombiana, 14(14), 97-120.

Hernández, I. (octubre, 2007). El programa mínimo de los estudiantes colombianos. Movimiento estudiantil universitario de 1971 por la universidad. Todo un país. Historia de La Educación Colombiana, 10(10), 29-57.

Hird, M., & Abshoff, K. (2000). Women without children: A contradiction in terms? Journal of comparative family studies, 31(3), 347-366.

Marías, J. (1949). El método histórico de las generaciones. Recuperado de cervantesvirtual.com.

Melo-Becerra, L.; Ramos-Forero, J.E., & Hernández-Santamaría, P.O. (2017). La educación superior en Colombia: situación actual y análisis de eficiencia. Revista Desarrollo y sociedad, 78, 59-111.

Morgado Camacho, B.; Díez López, M.; López Gaviño, F., & González Rodríguez, M. del M. (2015). Conciliación y satisfacción vital: El papel de los recursos de cuidado infantil: Un estudio comparativo en tres regiones europeas. Revista del Ministerio de Empleo y Seguridad Social, 116, 57-74.

Munévar, A.I. (2004). Poder y género en el trabajo académico. Bogotá, D.C.: Universidad Nacional de Colombia.

Parker, P. (Spring, 2015). The historical role of women in Higher Education. Administrative Issues Journal: Connecting Education, Practice, and Research, 5(1), 3-14, doi: 10.5929/2015.5.1.1

Restrepo, N. (julio-diciembre, 2006). La Iglesia católica y el Estado colombiano, construcción conjunta de una nacionalidad en el sur del país. Tabula Rasa, 5, 151-165.

Solé, C. & Parella, S. (enero, 2004). Nuevas expresiones de la maternidad. Las madres con carreras profesionales exitosas. Revista Española de Sociología, 4, 67 – 92.

Tamez-Valdez, B. M. & Ribeiro-Ferreira, M. (octubre-diciembre, 2016). El divorcio, indicador de transformación social y familiar con impacto diferencial entre los sexos: estudio realizado en Nuevo León. Papeles de población, 22(90), 229-263.

Tomás, M.; Ion, G. & Bernabeu, M.D. (2013). Ser o no ser visible en la universidad. Un estudio sobre las profesoras. Pedagogía social: Revista Interuniversitaria, 21. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4092189

Torres Cruz, D.L. & Prieto Ortega, J.F. (agosto, 2014). Participación de la mujer en ámbitos de decisión universitaria. Caso Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, 2000-2014. Quaestiones Disputatae: Temas en Debate, 8(16). Recuperado de http://revistas.ustatunja.edu.co/index.php/qdisputatae/article/view/959

Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

Artículos de investigación

Como Citar

Professora universitárias: ¿conseguiram abrir as portas?. (2020). Revista Investigium IRE Ciencias Sociales Y Humanas, 11(2), 39-54. https://doi.org/10.15658/INVESTIGIUMIRE.201102.04

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>