Neoliberalismo e suas implicações para a instabilidade no emprego na Universidade Nacional da Costa Rica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15658/INVESTIGIUMIRE.191002.03

Palavras-chave:

Contratação temporária; direitos trabalhistas; Educação superior; instabilidade no trabalho; neoliberalismo

Resumo

O  neoliberalismo  tem  atingido  o  âmbito  educativo  universitário  da  região  latinoamericana,  mercantilizando  a  educação  e, consequentemente,  suas  estruturas;  isto  se  reflete  nas  condições  laborais  das pessoas  que  trabalham  em  instituições  de  ensino  superior,  independentemente  de  serem  públicas  ou particulares.  A  condição  laboral  de  instabilidade,  na  maioria  dos  casos,  gera  formas  de  flexibilidade  e  insegurança laboral, o que prevalece no modelo de desenvolvimento neoliberal. Assim, o objetivo desta pesquisa foi conhecer as condições de trabalho de uma população acadêmica e administrativa, contratada temporariamente pelas Faculdades de Ciências Sociais e Filosofia e Letras da Universidade Nacional da Costa Rica (UNA). Como metodologia, foi utilizada a abordagem qualitativa de tipo exploratório. A amostra foi composta por um grupo de trabalhadores das faculdades citadas, selecionados por meio de um procedimento aleatório simples, com o qual foram realizadas oito entrevistas semiestruturadas. Como resultados se obtiveram perfis da população empregada, nos quais se incluem características associadas ao seu histórico laboral e suas percepções sobre as implicações  da  instabilidade  laboral,  expectativas futuras  ligadas  à  sua  continuidade  ou  permanência  na  universidade  e  sua  realidade  familiar,  entre outros.  Concluise  que  a  contratação  temporária é  um  problema  associado  à  lógica  do  desenvolvimento econômico e político do país, que dificulta uma  projeção  futura,  pois  afeta  as  instituições  de  ensino superior e seus funcionários.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Laura Pamela Solís Bastos, Universidad Nacional de Costa Rica
    Licenciada en Sociología por la Universidad Nacional de Costa Rica, Máster en Estudios Latinoamericanos con énfasis en cultura y desarrollo.  Investigadora del Programa Umbral Político, del Instituto de Estudios Sociales en Población, de la Universidad Nacional de Costa Rica
  • Maritza Rodríguez Soto, Universidad Nacional de Costa Rica
    Licenciada en Psicología por la Universidad de Costa Rica; Máster en Psicología Clínica Grupal, por la Universidad de Cooperación Internacional. Investigadora del Programa Umbral Político, del Instituto de Estudios Sociales en Población, de la Universidad Nacional de Costa Rica

Referências

Alfaro-Esquivel, I., Alvarado-Arias, A. (2012). Análisis de los procesos de atracción, selección, y vinculación del personal académico interino regular de la Escuela de Administración de la Universidad Nacional durante los años 2009,2010 y 2011.(Seminario de Graduación de Licenciatura en Administración). Universidad Nacional, Campus Omar Dengo.

Cazau, P. (2006). Introducción a la investigación en Ciencias Sociales. Buenos Aires: Rundinuskin.

Fernández-Carvajal, D., Jiménez-Mata, S., Marenco-Marroccchi, L., Sequeira-Rovira., P. (2014). Diagnóstico Institucional: Relaciones de equidad entre mujeres y hombres, en la Universidad Nacional. Universidad Nacional. Recuperado de www.iem.una.ac.cr/.../diagnostico/.../1-serie-investigaciones-iem

Gaceta Extraordinaria Nº 21-2015 (5 de enero 2016) ALCANCE Nº 1 A LA UNA-GACETA Nº 21-2015. CONVOCATORIA AL CONCURSO FIDA 2017. Recuperado de http://www.documentos.una.ac.cr/bitstream/handle/unadocs/5575/ALCANCE1ALAUNAGACETA212015_firmado.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Gamboa-Jiménez, A. (2015). Entre el desgasta y la precarización laboral: un estudio de la academia interina de la Universidad Nacional. (Tesis de Doctorado en Ciencias Sociales). Universidad Nacional, Campus Omar Dengo.

Guinsberg, E. (2001). La Salud Mental en el Neoliberalismo. Madrid: Editores Plaza y Valdés.

Hernández-Sampieri, R., Fernández-Collado, C., Baptista-Lucio, P. (2010). Metodología de la investigación. México: Mc Graw Hill.

Matrajt, M. (2007). Diversité d'actions en psychodynamique du travail. Un exemple de fusion d'entreprises. Travailler, 17(1), 125-141. doi:10.3917/trav.017.0125

Mendoza, M. (2014). "El neoliberalismo tomó por asalto a las universidades": Noam Chomsky. El Espectador. Recuperado de https://www.elespectador.com/noticias/educacion/el-neoliberalismo-tomo-asalto-universidades-noam-chomsk-articulo-480438

Segura-Espinoza, G. (2014). Casos denunciados en la Universidad Nacional de acoso laboral y psicológico durante 2008 y 2009: Un análisis de sus manifestaciones y consecuencias desde una perspectiva de género. (Tesis de Maestría en Estudios de la violencia social y familiar). Universidad Estatal a Distancia.

Silva, B. (2014, 20 de marzo). El interinazgo propicia el hostigamiento laboral en las instituciones públicas. El Sol de Occidente. Recuperado de http://elsoldeoccidente.com/enlinea/2014/01/el-interinazgo-propicia-el-hostigamiento-laboral-en-las-instituciones-publicas/

Universidad Nacional de Costa Rica (2013) Plan de Fortalecimiento y Estabilidad del Sector Académico 2013-2017. Recuperado de http://www.documentos.una.ac.cr/bitstream/handle/unadocs/6700/Plan%20de%20%20Fortalecimiento%20Academico%20ultima%20version%281%29.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Universidad Nacional de Costa Rica (2018). SIGESA Escala Salarial vigente desde 01/07/2018.

Publicado

2019-12-21

Edição

Seção

Artículos de investigación

Como Citar

Neoliberalismo e suas implicações para a instabilidade no emprego na Universidade Nacional da Costa Rica. (2019). Revista Investigium IRE Ciencias Sociales Y Humanas, 10(2), 32-46. https://doi.org/10.15658/INVESTIGIUMIRE.191002.03

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>