Características psicossociais dos alunos do primeiro semestre de uma universidade privada, faculdade de educação

Autores

  • Heddy López Díaz UNIMINUTO
  • Dora Lucía Torres Manrique

DOI:

https://doi.org/10.15658/INVESTIGIUMIRE.180901.03

Palavras-chave:

Deserção, educação; perfil psicosocial; vulnerabilidade

Resumo

O artigo apresenta o perfil psicossocial dos alunos do primeiro semestre, produto de uma investigação culminada na Faculdade de Educação (conformada por seis Licenciaturas) de uma Universidade Privada de Bogotá (Colômbia). O objetivo foi analisar o perfil psicossocial dos estudantes nas dimensões sociodemográficas, de saúde, recreativas, acadêmico-profissionalizantes e emocionais. Utilizou-se como metodologia uma abordagem quantitativa descritiva, com uma amostra de 828 novos alunos em 2016; o formulário com o instrumento de caracterização consistiu em 68 itens com as cinco dimensões mencionadas; os da- dos foram analisados com estatística descritiva. Foram contemplados todos os cuidados éticos fornecidos na Declaração de Helsinque de 1975 e na Resolução 8430 de 1993 do Ministério de Saúde da Colômbia para uma investigação sem riscos. Os resultados refletiram um panorama de vulnerabilidade psicossocial que pode estar afetando as futuras taxas de abandono. Nos fatores socioeconômicos mostraram baixos recursos econômicos familiares, baixa empregabilidade e baixo apoio em bolsas de estudo. Foram identificadas dificuldades de aprendizagem como atenção, memória ou concentração, assim como tendências depressivas, ansiedade e dificuldades familiares e de casal. Os resultados refletem uma alta vulnerabilidade no grupo estudado desde as dimensões: econômica, saúde mental, acadêmica e emocional, sendo importante estabelecer acordos interinstitucionais e redes de apoio local que patrocinem processos de intervenção integral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Aguilar, J., Álvarez, J., Fernández, J., Pérez, E., & Salguero, D. (noviembre de 2013). El estrés ante los exámenes en los estudiantes univrsitarios. Propuesta de Intervención. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2(1), 179-188.

Aguilera, M. & Jiménez, V. (diciembre, 2012). Factores de deserción universitaria en el primer curso de las carreras de trabajo social y lengua inglesa en las facultades de Humanidades y Ciencias de la Educación y de Lenguas vivas de la Universidad Evangélica del Paraguay. Revista de Intervención e Investigación en Ciencias Sociales, 8(2), 197-205.

Aldas, V.; Díaz, D.; Mazón, O.; Ponce, H. & Rodríguez, C. (octubre, 2017). Factores psicosociales que intervienen en el rendimiento académico. Estudio de caso: Análisis a estudiantes de la carrera de cultura física y entrenamiento deportivo. European Scientific Journal, 13(29), 317-343.

Álvarez, M.; Coffin, N. & Marín, A. (diciembre, 2011). Depresión e ideación suicida en estudiantes de la Fesi: un estudio piloto. Revista Electrónica de Psicología Iztacala, 14(4), 341-354.

Asamblea Médica Mundial. (1975). Declaración de Helsinki de la Asociación Médica Mundial. Recuperado el 26 de enero de 2017, de Conamed: http://www.conamed.gob.mx/prof_salud/pdf/helsinki.pdf

Astin, A. (1997). The Conditions of america liberal learning: Pragmatism and challenging traditions. New York: The College Board Press.

Baader, T.; Rojas, C.; Molina, J.; Gotelli, M.; Alamo, C.; Fierro, C.; Venezian, S. & Dittus, P. (septiembre, 2014). Diagnóstico de la prevalencia de trastornos de la salud mental en estudiantes universitarios y los factores de riesgo emocionales asociados. Revista Chilena de Neuro-psiquiatría, 52(3), 167-176.

Barrero Rivera, F. (julio-diciembre, 2015). Investigación en deserción estudiantil universitaria: educación, cultura y significados. Revista Educación y Desarrollo social, 9(2), 86-101.

Barriga, O.; Boj del Val, E.; Díaz, C. & Vergara Morales, J. R. (febrero, 2017). Factores explicativos de la deserción de estudiantes de pedagogía. Revista Complutense de Educación, 28(2), 609-630.

Bolívar, A.; Caballero, C.; Reyes, M. & Rodríguez, A. (noviembre, 2016). Factores de riesgo sociodemográficos, psicosociales y académicos de abandono de los estudios en estudiantes de primer semestre de la Universidad del Magdalena, Colombia. Tercera Conferencia Latinoamericana sobre el Abandono en la Educación Superior (CLABES VI). Recuperado de http://www.alfaguia.org/www-alfa/images/ponencias/clabesIII/LT_1/ponencia_completa_40.pdf

Breso, É.; Caballero, C. & González, O. (septiembre-diciembre, 2015). Bournot en estudiantes universitarios. Psicología desde el Caribe, 32(3), 424-441.

Bresó, E.; Grau, R.; Llorens, S.; Martínez, I. & Salanova, M. (junio, 2005). Bienestar psicológico en estudiantes universitarios: facilitadores y obstaculizadores del desempeño académico. Anales de psicología, 21(1), 170-180.

Casta, N. (julio-diciembre, 2016). Prevención psicológica y neuropsicológica de factores de riesgo suicida en estudiantes universitarios. Psicogente, 19(36), 336-346.

Cerezo, R.; García, M.; Gutiérrez, A. B.; Núñez, J. & Tuero, E. (junio, 2015). Predicción del abandono universitario: variables explicativas y medidas de prevención. Revista Fuentes (16), 63-84.

Dussán Lubert, C.; Gardner Isaza, L. & Montoya Londoño, D. M. (enero-junio, 2016). Aproximación causal al estudio de la deserción en la Universidad de Caldas. Periodo 2012-2014. Revista Colombiana de Educación (70), 319-340.

Fernández, J. & Rusiñol, E. (2003). Economía y psicología: costes por el bajo rendimiento académico relacionado con la ansiedad ante los exámenes y las pruebas de evaluación. Barcelona: FUOC.

Fernández, L., González, A., & Trianes, M. (abril, 2015). Relaciones entre estrés académico, apoyo social, optimismo-pesimismo y autoestima en estudiantes universitarios. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 13(1), 111-130.

Granados, D.; Gutiérrez, A. & Landeros, G. (septiembre-diciembre, 2011). Indicadores de la trayectoria escolar de los alumnos de psicología de la Universidad Veracruzana. Actualidades Investigativas en Educación, 11(3), 1-30.

Hernández Almanza, O. E. (enero-diciembre, 2013). Factores determinantes de la deserción en los estudiantes de la Facultad de Ciencias de la Salud en la Universidad Popular del Cesar entre los años 2005 y 2009, I periodo. Revista Praxis, 9, 92-98.

Jaramillo, R. & Montoya, S. (noviembre, 2011). Características psicosociales de los estudiantes de psicología de la Institución Universitaria CESMAG. Revista Investigium, 2(2), 39-51.

Londoño Ardila, L. F. (febrero-mayo, 2013). Factores de riesgo presentes en la deserción estudiantil en la Corporación Universitaria Lasallista. Revista Virtual Universidad Católica del Norte (38), 183-194.

López, D. & Vélez, A. (2004). Estrategias para vencer la deserción universitaria. Educación y Educadores, 7, 177-203.

Márquez, J. & Sánchez, F. (2012). La Deserción en la Educación Superior en Colombia durante la primera década del Siglo XXI: ¿Por qué ha aumentado tanto? Recuperado de http://www.colombiaaprende.edu.co/html/micrositios/1752/articles-324998_recurso_1.pdf

Ministerio de Educación Nacional de Colombia. (2009). Deserción estudiantil en la educación superior colombiana (1ª ed.). Recuperado de http://mineducacion.gov.co/sistemasdeinformacion/1735/articles-254702_libro_desercion.pdf

Ministerio de Educación Nacional de Colombia. (28 de junio, 2013). ¿Cómo avanzan las regiones de Colombia en materia de educación superior? (Comunicado de prensa). Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/cvn/1665/w3-article-324491.html

Ministerio de Educación Nacional de Colombia. (13 de mayo de 2015). Del problema de la deserción estudiantil a la apuesta por la permanencia y la graduación. Boletín Educación superior en cifras. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-350451_recurso_6.pdf

Ministerio de Salud de Colombia. (4 de octubre de 1993). Ministerio de Salud. Resolución 8430 . Obtenido de Ministerio de Salud y protección Social: https://www.minsalud.gov.co/sites/rid/Lists/BibliotecaDigital/RIDE/DE/DIJ/RESOLUCION-8430-DE-1993.PDF

Mori Sánchez, M. (enero-diciembre, 2012). Deserción universitaria en estudiantes de una universidad privada de Iquitos. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, 6(1), 60-83.

Peláez, L.; Londoño, A.; Gartner, C.; Agudelo, C.; Martínez, L.; Tirado, A.; Loaiza, É.; Lopera, J.; Rojas, S.; Builes, J.; Manrique, A. & Ortiz, I. (julio-diciembre, 2014). Eventos estresores y factores psicosociales en estudiantes de una universidad privada de Medellín, Colombia. Revista de Psicología Universidad de Antioquia, 6(2), 111-120.

Reyes, S. (enero-junio, 2004). El Bajo rendimiento académico. Una aproximación a sus causas. Revista Theórethikos (18). Recuperado de http://www.ufg.edu.sv/ufg/theorethikos/Junio04/ebr.html

Rincón, M. & SIGET-CUN, S. d. (enero-junio, 2016). Perfil socioeconómico y académico de los estudiantes de pregrado del programa de Administración de Empresas de la Corporación Unificada Nacional de Educación Superior (CUN), sede Bogotá centro 2015. Revista UNIMAR, 34(1), 131-145.

Ruther, M. (mayo, 1999). Resilience concepts and findings: Implications for family therapy. Journal of Family Therapy, 21(2), 119-144.

Salcedo, A. (enero-junio, 2010). Deserción universitaria en Colombia. Academia y virtualidad, 3(1), 50-60.

Publicado

2018-06-15

Edição

Seção

Artículos de investigación

Como Citar

Características psicossociais dos alunos do primeiro semestre de uma universidade privada, faculdade de educação. (2018). Revista Investigium IRE Ciencias Sociales Y Humanas, 9(1), 28-39. https://doi.org/10.15658/INVESTIGIUMIRE.180901.03

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >>