Reconhecimento e recuperação de elementos da comunidade do município de Tetepango do jogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15658/10.15658/INVESTIGIUMIRE.231401.12

Palavras-chave:

identidade cultural, ilustração, jogo (Tesauros); cultura alimentar, loteria (palavras-chave do autor).

Resumo

O jogo é visto por diferentes grupos culturais como uma ferramenta dotada de representatividade; particularmente, a loteria dá um sentido de imagem e tem conteúdo simbólico para fortalecer a identidade cultural. Por isso, o objetivo deste trabalho foi a elaboração de uma loteria que captasse a flora, locais, utensílios, ferramentas, ofícios e alimentos tradicionais com o intuito de manter latente o legado histórico de Tetepango, Hidalgo. A pesquisa é qualitativa com método etnográfico; as principais técnicas de pesquisa utilizadas foram a revisão documental informativa e a entrevista aberta. Como primeiro passo, foi realizada uma pesquisa sobre as características da loteria mexicana, bem como seu valor cultural dentro do país. Posteriormente, foram realizadas entrevistas com vários habitantes de Tetepango sobre elementos presentes no município com os quais se sentiram representados ou relacionados por sua presença ao longo de suas vidas. Ao recolherem a informação, continuaram a tirar fotografias para posterior ilustração e montagem da loteria. Por fim, conclui-se que a população ainda mantém viva parte de seu passado indígena, mantém relação com a biodiversidade do seu entorno e preserva a cultura alimentar por meio do consumo de produtos como feijão e milho cultivados na comunidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Benítez, M. I. (2009). El juego como herramienta de aprendizaje. Revista Digital “Innovación y experiencias educativas”, 16(1), 1-11, https://archivos.csif.es/archivos/andalucia/ensenanza/revistas/csicsif/revista/pdf/Numero_16/MARIA%20ISABEL_BENITEZ_1.pdf

Cabezas, C. (2019). La interculturalidad: clave de la geopolítica del conocimiento local y regional. Revista Investigium IRE: Ciencias Sociales y Humanas, 10(1), 7-8. https://doi.org/10.15658/INVESTIGIUMIRE.191001.01

Comisión Especial Interinstitucional para Conmemorar el Bicentenario de la Independencia Nacional y el Centenario de la Revolución Mexicana de 1910. (2010). Monografías de municipios hidalguenses. Gobierno del Estado.

Contreras, M. C. (2015). El uso de la lotería un juego tradicional, como herramienta para favorecer los problemas de lenguaje en niños de segundo preescolar (Tesis de licenciatura). Universidad Pedagógica Nacional.

Córdoba, M. E., & Quijano Vodniza, A. J. (2022). La interculturalidad y la alteridad en la formación investigativa: Consideraciones epistémicas y metodológicas. Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 6(10), 15-47. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.04061002

Danniels, E. y Pyle, A. (2018). Defining Play-based Learning. Encyclopedia on Early Childhood Development.

Filibi, I. y Alonso, I. (2015). Ventajas de los juegos cooperativos presenciales en ciencias sociales. Opción, 31 (5), 343-361. https://www.redalyc.org/pdf/310/31045570021.pdf

Fondo de las Naciones Unidas para los Infancia (UNICEF). (2018). Aprendizaje a través del juego. Reforzar el aprendizaje a través del juego en los programas de educación en la primera infancia. UNICEF. https://www.unicef.org/sites/default/files/2019-01/UNICEF-Lego-Foundation-Aprendizaje-a-traves-del-juego.pdf

Montero, M. (2010). Fortalecimiento comunitario y formación ciudadana. Un estudio psicosocial comunitario. PSYKHE, 19(2), 51-63. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-22282010000200006

Oficina de la Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO) en San José, Secretaría de Cultura, Artes y Deportes de Honduras. (2012). Fácil guía 1: Cultura y nuestros derechos culturales. UNESCO.

Pérez, A. (2016). Teoría y práctica del desarrollo comunitario. Un estudio de caso en un fraccionamiento de Ciudad Juárez, Chihuahua. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 6 (12), 529-563. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5435236

Sistema Integral de Información del Estado de Hidalgo. (2010). Enciclopedia de los Municipios de Hidalgo. http://docencia.uaeh.edu.mx/estudios-pertinencia/hidalgo-municipios.php

Solís, P. (2018). La importancia del juego y sus beneficios en las áreas de desarrollo infantil. Voces de la Educación. https://hal.science/hal-02516612

Velázquez, E. y Sánchez, M. J. (Eds.). (2021). Sociedad, permacultura y agricultura sustentable. Hacia una educación y cultura ambiental. Universidad Autónoma Chapingo.

Zapata Flores, C. (2017). El juego y sus raíces: un acercamiento simbólico a la identidad cultural de un pueblo (Ponencia). 2do. Congreso Latinoamericano de Gestión Cultural, Cali, Colombia. https://observatoriocultural.udgvirtual.udg.mx/repositorio/bitstream/handle/123456789/602/CLGC051.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Publicado

2023-05-02

Edição

Seção

Artículos de investigación

Como Citar

Reconhecimento e recuperação de elementos da comunidade do município de Tetepango do jogo. (2023). Revista Investigium IRE Ciencias Sociales Y Humanas, 14(1), 126-136. https://doi.org/10.15658/10.15658/INVESTIGIUMIRE.231401.12

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >>