As incertezas da gratuidade. Abordagem dos gastos financeiros das classes desfavorecidas na educação pública no Paraguai

Autores

  • Luis Ortiz

DOI:

https://doi.org/10.15658/INVESTIGIUMIRE.221302.10

Palavras-chave:

desigualdade social, educação (Tesauros); classes desfavorecidas, gastos econômicos, educação gratuita (Palavras sugeridas pelo autor).

Resumo

O estudo mostra como os filhos de famílias de classes sociais desfavorecidas dependem de financiamento público para ter acesso à educação em estabelecimentos de gestão pública, o que, no entanto, não garante todas as condições para o desenvolvimento de todos os aspectos do processo educacional. O estudo baseou-se numa abordagem descritiva e analítica do objeto. Isso envolveu um relevamento e uma análise quantitativa dos valores desembolsados ​​pelos domicílios para a educação, além da técnica de entrevista que revelou a compreensão dos significados dos gastos financeiros para as famílias e comunidades. Entre os principais resultados, verifica-se que, com o financiamento parcial, as famílias exigem de mínimos ingressos e meios financeiros para garantir condições de escolarização ou, caso contrário, seus filhos correm o risco de ficar para trás, desistir e ser demitido do processo educacional. Este problema crítico, de dependência de meios financeiros para exercer um direito, explica a fragilidade do Estado paraguaio para garantir o princípio da universalidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Campos, D. y Benavidez, M. (2021). Seguridad y soberanía alimentaria en Paraguay: ¿para quiénes son las políticas públicas? En Le Coq Jean-François, Grisa Catia, Guéneau Stéphane y Niederle Paulo (Org.), Políticas Públicas y Sistemas Alimentarios en América Latina. Rio de Janeiro: E-papers.

Cetrángolo, O. y Curcio, J. (2017). Financiamiento y gasto educativo en América Latina. Santiago: CEPAL.

Gayoso, L. y Ervin, P. (2016). Un análisis del gasto en educación de los hogares en Paraguay: sesgos por género, brechas por idioma y el acceso a la educación. Revista Población y Desarrollo, 22 (43), 13-24. http://scielo.iics.una.py/pdf/pdfce/v22n43/2076-054X-pdfce-22-43-00013.pdf

Giménez, E. (2021). La protección financiera en salud antes y durante el COVID-19 en Paraguay. Asunción: Arandurã.

Juntos Por la Educación. (2019). Financiamiento Público de la Educación en el Paraguay. Notas para el debate y la construcción de políticas públicas. Asunción: JPLE

Ortiz, L., Goetz K. y Gache, C. (2017). Educación y Territorio. Desigualdad y segregación educativa en el área metropolitana de Asunción. Asunción: CADEP.

Ortiz, L. (2014). La educación escolar en Paraguay. El sistema educativo ante los desafíos de la desigualdad. En GREGOSZ, D. Los desafíos de educación preescolar, básica y media en América Latina. Santiago: KAS/SOPLA.

Ortiz, L. (2014). Las políticas de inclusión educativa en Paraguay. Alcances y límites de los programas de gratuidad en educación en la reducción de las desigualdades. En Ortiz L., La educación en su entorno. Sistema educativo y Políticas públicas en Paraguay. Asunción: CADEP/ILAIPP.

Ortiz, L. (2012). Reforma educativa y conservación social. Aspectos sociales del cambio educativo en Paraguay. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 42 (4), 55-90. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27025229004

Palacios, G. (2012). Financiamiento de la educación en el Paraguay. ¿Cuánto y en qué invertimos en la educación los paraguayos? Revista Kuaapy Ayvu, 3 (3), 101-116. http://www.inaesdi.edu.py/Revistas/index.php/ayvu/article/view/44

Reimers, F. (2000), Educación, desigualdad y opciones de política en América Latina en el siglo XXI. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 30(2), 11-42. https://www.redalyc.org/pdf/270/27030202.pdf

Riart, L.A. (2011). Una mirada a las finanzas de la educación en Paraguay. La inversión en la nueva Escuela pública. Asunción: MEC.

Vega Torres, D. (2021). Investigación educativa y pedagogía de la investigación: crítica de la reproducción del conocimiento científico. Revista electrónica en Educación y Pedagogía, 5 (8), 99-115. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.04050807

Serafini, V. (2019). La protección social en el Paraguay. Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) 2030. Asunción: CADEP.

Publicado

2022-07-29

Edição

Seção

Artículos de investigación

Como Citar

As incertezas da gratuidade. Abordagem dos gastos financeiros das classes desfavorecidas na educação pública no Paraguai. (2022). Revista Investigium IRE Ciencias Sociales Y Humanas, 13(2), 138-153. https://doi.org/10.15658/INVESTIGIUMIRE.221302.10

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >>