Proposta de alterações curriculares: interação do eixo transversal com o setor produtivo
DOI:
https://doi.org/10.15658/INVESTIGIUMIRE.20110108Palavras-chave:
Currículo prático; enfoque sócio-crítica; setor produtivo; teoria-técnicaResumo
O artigo trata do tema da interação com o setor produtivo, concebido a partir das expectativas de empresários docentes e estudantes do programa de graduação em Administração de Empresas da Universidade de Nariño, tomando como referência a concepção de alguns autores e as experiências de universidades nacionais e estrangeiras. Se trabalhou a partir do paradigma qualitativo e orientado por médio do enfoque hermenêutico, com uma amostra de docentes, alunos e empresários. Foi feita uma análise da situação atual do referido Programa, investigando as necessidades dos participantes em relação a sua relação com o setor produtivo. Nos resultados, os sujeitos da pesquisa mostraram que é importante fortalecer as relações do Programa com o setor produtivo, ao manifestar interesse em formalizar a prática com as obrigações legais, levando em consideração outras alternativas de interação com o setor mencionado, com o intuito de que estas iniciem a partir dos primeiros semestres, a partir das disciplinas práticas do plano de estudos. Obteve-se como resultados que, no momento da realização da prática em alguns países, estipula-se que seja nos primeiros semestres, quando o aluno seleciona a disciplina prática de acordo com seu domínio, tornando-se o objetivo do currículo prático. Assim, foi desenvolvido um micro currículo para a malha, que permite aos alunos interagir com o setor produtivo desde os primeiros semestres; essa medida alcançaria uma contribuição social, gerando uma formação executiva como também desenvolvendo habilidades empresariais teórico-técnicas.
Downloads
Referências
Alvarado, L, García, M. (2008). Características más relevantes del paradigma socio-crítico: su aplicación en investigaciones de educación ambiental y de enseñanza de las ciencias.Universitaria de Investigación, 9 (2) 187-199.
Campillo, M.; Sáez, J. & Del Cerro, F. (2012). El estudio de la práctica y la formación de los profesionales: un reto a las universidades. Revista de Educación a Distancia-Docencia Universitaria en la Sociedad del Conocimiento, 6DU, 2-23. Recuperado de http://www.um.es/ead/reddusc/6/campillo.pdf
Carr, W., y Kemmis, S. (1998). Teoría crítica de la enseñanza. La investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Ediciones Martínez Roca.
Cassis, A.J. (2011). Donald Schön: una práctica profesional reflexiva en la universidad. Compás Empresarial, 3(5), 14-21. Recuperado de file:///D:/Internet/Donald_Schon.pdf
Colombia, Ministerio de Educación Nacional. (2015, 26 de mayo). Decreto1075. Por medio del cual se expide el Decreto Único Reglamentario del Sector Educación. Recuperado de http://redes.colombiaaprende.edu.co/ntg/men/pdf/decreto_1075_de_2015.pd
Dewey, J. (1974). Democracia y Educación. Buenos Aires: Losada.
Paz, M. A. (julio-diciembre, 2011). La necesidad de integrar el sector educativo con el sector productivo para formar profesionales competitivos en administración de empresas. Revista Gestión & Desarrollo, 8(2), 99-122.
Ramírez, J. (2008). Reflexión sobre la práctica empresarial. San Buenaventura, Colombia: U. Pontificia Bolivariana.
Robledo, J. (2009). Las relaciones Universidad-Empresa-Estado: una reflexión sobre la experiencia antioqueña. En A. Guerrero (Ed.), Universidad – Empresa- Estado. Cátedra Low Maus (pp.95-135). Bucaramanga, Colombia: División Editorial y de Publicaciones UIS.
Ruiz, S.& Acevedo, C. (2013). Vinculación de la academia con el sector productivo. Matices Tecnológicos 5 (5), 39. Recuperado: file:///D:/Internet/207-508-1-SM%20(6).pdf.
Schön, D. (1987), La formación de profesionales reflexivos. hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Barcelona: Paidós
Schön, D. (1992). La formación de profesionales reflexivos: hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Barcelona: Editorial Planeta.
Tobón, S. (2010). Formación integral y competencias. Bogotá, DC.: Editorial ECOE Ediciones.
Unesco. (1998). La educación superior en el siglo XXI: Visión y acción. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0011/001136/113602So.pdf.
Universidad de Nariño. (2011). Proyecto Educativo Programa de Administración de Empresas. San Juan de Pasto: Universidad de Nariño.
Uscátegui, M. & Goyes, I. (2009). Tensiones e intereses en la pertinencia curricular. En I. Goyes (Presidencia), Pensar la educación de América Latina, Ponencia llevada a cabo en el I Congreso Internacional de Pedagogía, Currículo e Historia de la Educación, Pasto-Colombia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão da Revista, desde que a versão original seja mencionada no site https://investigiumire.unicesmag.edu.co/index.php/ire/
Todos os conteúdos da Revista Investigium IRE são publicados sob a Licencia Creative Commons Attribution 4.0 internacional e podem ser usados gratuitamente, atribuindo os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.