Quando o passado se torna presente. desfiladeiro de la cueva , província de Jujuy Argentina
DOI:
https://doi.org/10.15658/INVESTIGIUMIRE.170801.02Palavras-chave:
Argentina; espaços de memória; desfiladeiro de La Cueva; sítios arqueológicosResumo
No desfiladeiro de La Cueva, os sítios arqueológicos não estão distantes nem relegados para seus habitantes atuais. Trata-se se espaços carregados de significados que assumem diversas funções. São espaços sagrados dos antigos, mas, ao mesmo tempo, trata-se de sítios arqueológicos que, a partir de um ponto de vista científico, tornam-se relevantes pela informação pré e pós-hispânica que eles fornecem. O objetivo do trabalho foi estudar essas áreas que agora chamamos arqueológicas em relação às práticas atuais e conhecimentos dos povos originários do setor, através do método arqueológico e etnográfico. Desde o ponto de vista da pesquisa, esses lugares foram-se transformando em espaços de memória. Esse passado tão presente no desfiladeiro de La Cueva, envolve variados e mutáveis sentimentos e interpretações de tais espaços.
Downloads
Referências
Alonso, R. (2002). Los puquios como lugares turísticos. Manantiales y deidades de la Puna. Recuperado de http://www.naya.org.ar/turismo_cultural/index_salta.htm.
Basílico, S. (enero-diciembre, 1992). Pueblo Viejo de La Cueva (Departamento de Humahuaca, Jujuy). Resultado de las excavaciones en un sector del asentamiento. Cuadernos, 3, 108-127.
Basílico, S. (1994). Análisis de las pastas de fragmentos de Pueblo Viejo de La Cueva y su correlación con la morfología y diseño pintado. En IIT - UBA (Ed.), Actas del taller de costa a selva. Producción e intercambio entre los pueblos agroalfareros de los Andes Centro Sur (pp. 153-176). San Salvador de Jujuy, Argentina: Universidad de Buenos Aires.
Basílico, S. (mayo, 2008). Las sociedades prehispánicas en la Quebrada de La Cueva (Humahuaca, Jujuy). Resultados preliminares sobre la ocupación del espacio. En Actas del VIº Congreso Argentino de Americanistas (tomo 2, pp. 3-18). Buenos Aires, Argentina: Dunken.
Bonnin, M. (2015). Prólogo de la Arqueología pública en Argentina. En M. Fabra, M. Montenegro y E. Zabala (Compiladoras), La Arqueología pública en Argentina. Historias, tendencias y desafíos en la construcción de un campo disciplinar (pp.7-12). San Salvador de Jujuy, Argentina: EDIUNJU.
Brichetti, I. E. (enero-junio, 2009). Museos regionales en el Sudeste de la Provincia de Buenos Aires. Una aproximación a la problemática del patrimonio arqueológico. Intersecciones en Antropología, 10, 17-25.
Carrió de la Vandera, A. (1775/1985). El lazarillo de los ciegos caminantes. Barcelona, España: Biblioteca Ayacucho.
Casanova, E. (abril, 1933). Tres ruinas indígenas en la Quebrada de La Cueva. Anales del Museo Nacional de Historia Natural Bernardino Rivadavia, 37, 255-319.
Congreso de la República Argentina. (2003, 26 de junio). Ley N° 25.743. De protección del patrimonio arqueológico y paleontológico. Boletín Oficial de la República Argentina N° 30.179 (pp. 1-3), Buenos Aires, Argentina.
Constitución de la Nación Argentina. (1994). Buenos Aires, Argentina: Biblioteca del Congreso de la Nación.
Fernández Distel, A. (enero-diciembre, 1978). Un nuevo exponente del arte pictórico de la región Humahuaca: las pictografías del Angosto de La Cueva, provincia de Jujuy, Argentina. Cuadernos Prehispánicos, 6, 41-53.
Fernández Distel, A. (enero-diciembre, 1983). Continuación de las investigaciones en la Quebrada de La Cueva: Chayamayoc (Provincia de Jujuy) República Argentina. Scripta Ethnologica Suplementa, 2, 43-52.
Funari, P. & Vieria de Carvalho, A. (noviembre, 2009). The uses of archaeology. A plea for diversity. Archaeological Dialogues, 16 (2), 179-181.
Gnecco, C. (1999). Multivocalidad histórica: hacia una cartografía postcolonial de la arqueología. Bogotá, Colombia: Universidad de Los Andes.
Gnecco, C. & C. Hernández. (junio, 2008). History and Its discontents. Stone statues, native histories and archaeologists. Current Anthropology, 49 (3), 439-466.
González-Ruibal, A. (julio-diciembre, 2010). Contra la pospolítica: arqueología de la guerra civil española. Revista Chilena de Antropología, 22, 9-32.
Haber, A. (junio, 2007). Reframing social equality within an intercultural archaeology. World Archaeology, 39 (2), 281-297.
Haber, A. (octubre, 2009). Animism, relatedness, life: Post-Western perspectives. Cambridge Archaeological Journal, 19 (3), 418-430.
Haber, A.; Mamaní, E. & Roda, L. (diciembre, 2007). Conversation with Ernestina Mamaní. Journal of the Word Archaeological Archaeologies, 3 (3), 308-319.
Holtorf, C. (diciembre, 2005). Beyond crusades: how (not) to engage with alternative archaeologies. World Archaeology, 37 (4), 544-551.
Holtorf, C. (2006). From Stonehenge to Las Vegas. Archaeology and popular culture. California, Estados Unidos: Left Coast Press.
Magallanes, J. (2009). Control territorial y estrategias de reproducción: el caso de Pueblo Viejo de La Cueva (Departamento de Humahuaca, Jujuy), (Tesis de Licenciatura en Ciencias antropológicas). Universidad de Buenos Aires, Facultad de Filosofía y letras, Buenos Aires.
Magallanes, J. y Ramundo, P. (2010). Arqueología y Educación en la quebrada de La Cueva, Humahuaca, Jujuy. Buenos Aires, Argentina: Ed. Ramundo.
Mariscotti de Görlitz, A. M. (1978). Pachamama Santa Tierra. Contribución al estudio de la religión autóctona de los Andes centro-meridionales. Berlín, Alemania: Indiana Supplement.
Martínez, G. (1989). Espacio y pensamiento I. Andes meridionales. La Paz, Bolivia: Hisbol.
Merriman, N. (2000). The crisis of representation in archaeological museums. En F. Mac Manamon & A. Hatton (Eds.), Cultural resources management in contemporary society. Perspectives on managing and presenting the past (pp. 300-309). Londres, Inglaterra: Routledge.
Morgante, G. (2010). La religión de la Puna Argentina. En M. Califano, E. Crivelli y J. Gonzalo (Eds.), Las religiones de la Argentina aborigen (pp. 19-61). Buenos Aires, Argentina: CIAFIC.
Nielsen, A. (2007). Celebrando con los antepasados. Arqueología del espacio público en Los Amarillos, Quebrada de Humahuaca, Jujuy, Argentina. Buenos Aires: Mallku.
Nora, P. (1984). Les Lieux de Mémoire 1: La République. París, Francia: Gallimard.
Otero, C.; Montenegro, M. y Rivolta, C. (2011). Reflexiones desde la Quebrada de Humahuaca. Los museos como espacios de articulación entre la arqueología y la comunidad local. En Universidad Nacional del Litoral (Ed.), Actas del XI Congreso iberoamericano de extensión universitaria (pp. 1-14). Rosario, Argentina: Universidad Nacional del Litoral.
Ramundo, P. (enero-diciembre, 2010, 2012). Los complejos caminos de la relación entre comunidades, arqueología e identidad en la quebrada de La Cueva, Jujuy, Argentina. Anales de Arqueología y Etnología, 65(67), 271-297.
Ramundo, P. (2011). Estrategias de participación comunitaria con relación a la preservación del patrimonio arqueológico: El caso de La quebrada de La Cueva, Humahuaca, Provincia de Jujuy. En CNEA (Ed.), Actas de resúmenes de las 3° Jornadas Nacionales para el estudio de bienes culturales (p. 34). Buenos Aires, Argentina: CNEA.
Ramundo, P. (enero-diciembre, 2013). Huellas en el camino. Estudio de la movilidad en la quebrada de La Cueva, Humahuaca, Jujuy. Temas de Historia Argentina y Americana, 21, 127-147.
Ramundo, P. (julio-diciembre, 2012a). Quebrada de La Cueva (Humahuaca, Jujuy): Cronología, espacialidad y cerámica arqueológica. Relaciones de la SAA, 37(2), 329-354.
Ramundo, P. (2012b). Prácticas educativas: La búsqueda de visiones multivocales sobre el pasado de la quebrada de La Cueva, Humahuaca, Jujuy. En UNJU (Ed.), Actas de resúmenes de las III Jornadas de educación y diversidad sociocultural en contextos regionales (pp. 29-30). Jujuy, Argentina: UNJU.
Ramundo, P. (2012c). Comunidades indígenas y arqueología: Historia de su relación en la Quebrada de La Cueva, Departamento de Humahuaca, Provincia de Jujuy. En UNTREF (Ed.), Actas de resúmenes de las VI° Jornadas de historia de la ciencia argentina (p. 7). Buenos Aires, Argentina: EDUNTREF.
Ramundo, P. y Sanz, D. (enero-junio, 2012). Análisis de la cerámica del sitio Antigüito y su aporte al estudio de la manufactura e interacción en la quebrada de La Cueva, Humahuaca, Jujuy. Comechingonia Virtual, 6(1), 59-85.
Tarragó, M. (diciembre, 2011). Poblados tipo pukaras en Yocavil. El plano de Rincón Chico 1 (Catamarca, Argentina). Estudios Sociales del NOA, 11, 33-61.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão da Revista, desde que a versão original seja mencionada no site https://investigiumire.unicesmag.edu.co/index.php/ire/
Todos os conteúdos da Revista Investigium IRE são publicados sob a Licencia Creative Commons Attribution 4.0 internacional e podem ser usados gratuitamente, atribuindo os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.